segunda-feira, 22 de outubro de 2012

II Simpósio Baiano de Zootecnia em Itapetinga


O berrante tocou para anunciar a abertura do II Simpósio Baiano de Zootecnia (SIMBAZOO) na noite dessa quinta-feira, 11, no campus da UESB de Itapetinga. O Simpósio reuniu discentes e docentes da instituição, Instituto Federal da Bahia (IF-BA/Santa Inês), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Walter Mota, realizou a conferência de abertura, “Zootecnia: Ciência e Força”, na qual trouxe para os presentes novos conceitos, perspectivas e expectativas sobre os rumos da zootecnia no país. Na ocasião, Walter Mota falou sobre a importância de eventos como o SIMBAZOO: “são revitalizantes para expressar os pensamentos, para conhecer os colegas, trocar ideias e conhecimentos e construir uma identidade própria para a zootecnia baiana”.



Palestras e oficinas também fizeram parte da programação do evento, que se estendeu até o dia 13. Ainda no sábado, à noite, foi realizado o “Forró da Égua”, que reuniu participantes do evento, alunos e ex-alunos do curso, em um momento de confraternização e celebração dos 30 anos do curso de Zootecnia da UESB.

O coordenador de extensão, Ronaldo Vasconcelos, falou sobre o este momento comemorativo do curso: “esta é uma oportunidade de se fazer uma avaliação desses 30 anos, com relação às dificuldades e os sucessos”.  O vice-reitor da UESB, José Luiz Rech, falou do curso enquanto precursor e direcionador da zootecnia baiana:“é uma grande satisfação ter um curso que foi pioneiro no Estado e que serve de referência para os que vieram depois, e essa união entre os cursos dá condições para ramificar a estrutura agropecuária da Bahia e do Brasil”. 

De acordo com o estudante do IFBA, Luiz Mário, “o conhecimento é muito dinâmico, de modo que a cada dia se incorporam novas tecnologias a esse campo da zootecnia, de modo que eventos como o SIMBAZOO contribuem são importantes para fortalecer o aprendizado teórico e prático da sala de aula”. Já estudante da UESB, Laiane Souza, “é muito gratificante essa forma de interagir com outras universidades”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário