quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Obras Literárias do Vestibular


Além do conteúdo programático relacionado às disciplinas de Matemática, Redação, Física, Química, História, Geografia, Língua Estrangeira, Biologia, as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira contemplam obras literárias no Vestibular Uesb 2014.  Se você pretende concorrer a uma vaga para os cursos de graduação da Uesb, fique atento aos livros que serão exigidos na prova.

Clepsidra
O livro de Camilo Pessanha aborda a fragilidade da vida e da condição humana, o fluir do tempo, a efemeridade de tudo quanto passa, a perda, a inutilidade do que se faz ou vive.Trata-se de uma poesia intelectual que se debruça sobre a problemática do conhecimento, tendo sido publicada em 1920.

Sagarana
Foi a primeira obra de Guimarães Rosa a ser publicado em livro. São nove contos, nos quais o universo do sertão, com seus vaqueiros e jagunços, surge no estilo marcante do escritor, cuja principal característica é a oralidade. 

Triste Fim de Policarpo Quaresma
Publicado em 1915, a obra retoma o início do período republicano de um Brasil burocrático.  O romance de Lima Barreto tem como centro um major patriota, cujo idealismo nacionalista acaba sendo alvo de chacotas por todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário