quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sexo e internet: uma abordagem psicológica


por Melina Montanha


Promovido pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso de Pedagogia, o campus da Uesb de Itapetinga realizou ontem, 5, o Seminário Temático “Um Freud atual: cybercenas e cybersexualidades”. As discussões foram dirigidas pelo psicólogo da Uesb, Cássio Montalvão, que abordou como a internet e a tecnologia vêm despontando como substitutos da sexualidade, por meio dos comunicadores instantâneos, das redes sociais e chats.

Na opinião da presidente do Diretório, Domiciana Luana Ferreira, “a cybersexualidade é um tema novo, diferente, e é justamente esta a proposta do DA, sempre buscar algo novo a oferecer, porque assim é o conhecimento, em constante processo de mudança”. Para a discente “a noção dos alunos que iremos encontrar, em matéria de mundo virtual, perpassa os nossos conhecimentos, por isso este assunto para o pedagogo é de extrema importância.”

“A psicologia e a educação devem andar juntas, no sentido de descobrir possibilidades de como lidar com os múltiplos fenômenos que fazem parte da natureza humana”, pontuou Montalvão. “Nós do campo psicanalítico estamos sempre prontos a discutir e pôr em pauta as construções que são concebidas através daqueles pressupostos que Freud nos deixou enquanto legado e que Lacan foi revisando. E o pilar da teoria Freudiana é justamente a sexualidade”, complementou.

Ainda de acordo com o psicólogo, “a nossa colaboração efetiva, quando a gente toca nesta situação emergente, nova, que é a cybersexualidade, se dá justamente no sentido de fomentar atitudes críticas, dar aos alunos de Pedagogia algumas informações que ainda não foram concebidas como corpus teórico, já que o tema é atualíssimo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário