quinta-feira, 3 de maio de 2012

NAIDP ganha nova estrutura com mais acessibilidade


O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (NAIDP) do campus da UESB de Itapetinga está preparado para atender melhor a sua clientela.  Dispondo de uma nova estrutura, localizada no prédio da Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva (BIRCEFS), o Núcleo afirma identidade ao mesmo tempo em que proporciona ao deficiente atendimento adequado, com maior mobilidade e acessibilidade.

O Núcleo tem se empenhado em ações voltadas a facilitação do trajeto das pessoas com deficiência pelas estruturas do campus, a qual foi feita fora das normas e padrões da ABNT, que até então não existia. Além disso, de acordo com a coordenadora pedagógica, Rosângela Batista Nascimento, “a universidade tem tido uma preocupação em adaptar a estrutura arquitetônica mais antiga e considerada inadequada às normas e padrões da ABNT, iniciando um processo de adequação dessas construções, principalmente com relação aos cadeirantes”.

A aquisição de novos utensílios como a impressora Braille, computador equipado com DOSVOX e outros aplicativos para o usuário deficiente, e doações realizadas pela professora Cristina Silva Santos, oriundas de Projetos de Extensão, e da Fundação Dorina NOWill, parceira da UESB que há 66 anos cuida da inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade, tem por objetivo facilitar a inclusão desse público no universo acadêmico. São materiais de difícil acesso para quem não possui condições financeiras e que o Núcleo disponibiliza gratuitamente aos seus usuários, como bengalas, gravadores de voz, lupas, réguas, livros, jogos pedagógicos, CDs, e escâner para digitalização e impressão de apostilas e livros em brailler.

Para a professora e colaboradora do Núcleo, Cristina Silva Santos, “a iniciativa de pôr em funcionamento um Núcleo dedicado aos deficientes é um avanço para a cidade de Itapetinga, e não enquanto instituição, mas como região, pois a cidade é carente desse tipo de iniciativa. Não temos uma identidade formada a respeito do atendimento à pessoa com deficiência a não ser a APAE, e o núcleo deu condições a execução desse trabalho que é responsabilidade da instituição”.

Novos Projetos

No momento, o Núcleo aguarda a confirmação sobre o financiamento de um novo projeto para colocação do piso tátil em toda estrutura do prédio da Biblioteca do campus da UESB de Itapetinga.

Em Jequié, o projeto de adaptação da estrutura arquitetônica às normas e padrões de acessibilidade e mobilidade foi iniciado, e em Conquista, já podem ser observadas algumas estruturas prontas. Segundo o vice-reitor, José Luís Rech, “o campus de Itapetinga será o próximo contemplado pelo projeto, com a reestruturação dos caminhos de modo a proporcionar maior segurança aos deficientes, e dos prédios de laboratório e sala de aula”.

Ainda de acordo com Rech, “é interessante para a administração concluir em tempo as obras de acessibilidade e mobilidade, que é um dos pontos fundamentais para o recadastramento da universidade, o que trará uma situação diferenciada no momento da solicitação deste”.  
  
Novas demandas

O Núcleo proporcionou aumento na demanda de alunos que buscam a oferta de cursos que os capacitem para atender diferentes tipos de deficiências. Para o segundo período letivo, a equipe estrutura a realização de mais cursos voltados sobre deficiências, que serão disponibilizados a comunidade acadêmica.

A busca de novos recursos, caminhos e projetos, que contemplem as necessidades dos deficientes são ações constantes desenvolvidas pela equipe de profissionais da instituição empenhados na acessibilidade, para os quais a universidade tem investido em capacitação, por meio de cursos de qualificação e atualização sobre as questões que envolvem os diversos tipos de deficiências. Ainda de acordo com Nascimento, “até este momento o campus possui três alunos com baixa visão, e se prepara para o aumento da demanda, com o ingresso pelo SISU”.

 =>MAIS FOTOS<=








 








Nenhum comentário:

Postar um comentário