segunda-feira, 2 de abril de 2012

Professor da UESB é destaque em publicação internacional “Grandes Mentes do Século XXI”

O professor do campus da UESB de Itapetinga, Ronan Batista, terá sua biografia incluída na quinta edição do livro “Grandes Mentes do Século XXI”, a ser publicado ainda este ano, pelo Instituto Americano de Biografia (ABI). A editora é sediada no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desde 1967.

A publicação destaca a biografia de apenas mil pensadores e pesquisadores, considerados os principais intelectuais deste século em todo o mundo. De acordo com a editora, o trabalho de referência biográfica tem dedicado seus propósitos a ações, contratos, qualificações, e dedicações de importância individual, e a biografia do professor Ronan atraiu, nesses pontos, a atenção da direção do estabelecimento para a publicação.

A edição destaca na biografia do professor sua atuação enquanto um dos principais inventores na aplicação da patente requerida pela UESB, em 2010, intitulada “Composições Farmacêuticas à base de extrato DM”, além de ressalvar seu interesse em pesquisas por novas drogas contra os agentes etiológicos de doenças descuradas, o que já proporcionou ao professor reconhecimento internacional por meio de honras e premiações a trabalhos publicados, a exemplo do Prêmio Internacional Einstein para realização científica.

O lado descontraído do professor também constará na biografia a ser publicada. Como é brasileiro, entre os seus interesses pessoais está em primeiro lugar o futebol, vindo em seguida matemática, origem do universo, astronomia, e jogos.

Mais informações sobre a ABI e a publicação, podem ser obtidas no endereço eletrônico www.abiworldwide.com



Uesb ganha patente em estudos da biodiversidade

Na última terça-feira, dia 10 de agosto de 2010, a Uesb requereu, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o primeiro pedido de patente feito pela Universidade, cujo título é "Composições farmacêuticas à base de extratos DM". A patente é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no campus de Itapetinga, no Laboratório de Pesquisa em Substâncias Bioativas (LAPESB), sob a coordenação do professor Ronan Batista, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).

A patente se deve a resultados obtidos a partir de estudos com extratos de plantas encontradas na biodiversidade da região sudoeste da Bahia, os quais apresentaram atividades antiinflamatória e analgésica até cinco vezes mais potentes que o ácido acetilsalicílico, conhecido no mercado farmacêutico como aspirina, sendo comprovada também a eficácia da substância como antiviral para o vírus da herpes. Os estudos foram realizados com financiamento direto da própria Uesb e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Para o professor Ronan Batista, “este trabalho marca o início de uma nova cultura de inovação nas pesquisas desenvolvidas com recursos próprios da Instituição”. Os estudos continuam em andamento para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos e fitoterápicos, e, quem sabe, a busca de novas patentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário